terça-feira, março 06, 2007

Músicas góticas...

Rock gótico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Música gótica)

O rock gótico ou gothic rock é um subgênero do rock, música característica da subcultura gótica, inspirado essencialmente na atmosfera melancólica da geração pós-punk e em sua emergente estética, mas também bastante influenciado por bandas de sonoridades experimenntais anteriores a este. Embora originalmente considerado um rótulo para um número pequeno de bandas de rock/pós-punk, o rock gótico possui, hoje, um espectro bem maior - abragendo em si o death rock, e até algumas bandas da new wave, por exemplo. Enquanto a maioria das bandas punks focavam-se em um estilo agressivo, as primeiras bandas góticas eram mais pessoais e introvertidas, com elementos de movimentos literários como horror gótico, romantismo, e niilismo. As primeiras bandas consideradas góticas foram: Sisters of Mercy, Bauhaus, Siouxsie & The Banshees,...


Não confundir com Gothic Metal, que utiliza alguns poucos elementos da música gótica, mas são bandas de Metal em sua essência; ou com post-punk, vertente do rock dos anos 80 caracterizada pelo ritmo monolítico, influências do art rock e temáticas como filosofia existencialista (ex.: Joy Division, Echo & the Bunnymen, The Cure, The Fall, Suicide e, em parte, The Smiths), mas contendo mais experimentalismos musicais (inclusive ligados ao krautrock e ao proto-punk), sem as limitações de um rótulo determinado, como ocorre no rock gótico.

O gothic rock aborda com freqüência temas espirituais como o xamanismo e a cultura indígena sob uma ótica atemporal ou temas cotidianos e introspectivos sob uma ótica urbana-contemporânea, além de ter suas bases estilísticas voltadas ao rock and roll e a música pop; o gothic metal, ao contrário, aborda a época medieval e o heroísmo romântico e suas bases são o gênero metal e a música clássica.

[editar] Bandas

Bandas mais conhecidas e influentes do estilo gótico.


Bandas brasileiras mais conhecidas.

[editar] Estilos musicais relacionados

0 comentários:

Love is...
© Amar é saber que morrerá só! - Template by SaTaNnY - Font by Blog SaTaNnY