terça-feira, março 06, 2007

O que significa gótico?

Art. 1-

"Gótico", em primeira instância, significa: relativo aos godos, uma confederação de tribos germânicas que invadiu o império romano durante o séc. III d.C. e foram os primeiros povos germânicos a se converterem ao Cristianismo.

A primeira distorção do adjetivo data da Renascença. Os italianos achavam que a Arte Clássica, que admiravam e procuravam reviver, fora corrompida na Idade Média pelos cristãos. Assim sendo, fizeram dos godos seu bode expiatório e taxaram pejorativamente toda arte medieval (cristã) de gótica, ampliando assim o sentido da palavra.

Até hoje, a arquitetura que tomou o lugar da românica na construção das igrejas e catedrais européias (caracterizada pelas altas ogivas, vitrais religiosos e gárgulas) é denominada como gótica. A pintura de manuscritos desta época, assim como suas letras, ricamente detalhadas, receberam o mesmo rótulo.

Fonte: Revista Museu

http://www.revistamuseu.com.br/artigos/art_.asp?id=2413

Art. 2-

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gótico - (do latim medieval gotticu) é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, assim denominado o povo da respectiva tribo germânica. v.g. idioma gótico = germânico , alfabeto gótico ou letra gótica.

Além de seu significado original, o vocábulo ganhou modernamente a conotação de "duro, bárbaro". A palavra gótico tem sido usada desde o século XVIII para se referir a coisas diferentes, distintas.


Gótico pode ser:

Fonte: Winkipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%B3tico

Obs.: Aqui falaremos no sentido geral da palavra, daremos mais a frente a entitulação do que é ser gótico hoje.

0 comentários:

Love is...
© Amar é saber que morrerá só! - Template by SaTaNnY - Font by Blog SaTaNnY