domingo, março 19, 2006

Meu Mapa Vocacional

Mapa Vocacional

Nome: Bruno Leonardo Marques Patriota
Data de Nascimento: 15/09/1986
Hora: 10:20:00
Local: Recife (PE)

Tópico Nota Gráfico Comparativo
25
Intelectual 10.00
17
Dinamismo 9.19
14
Criatividade 8.15
6
Auto confiança e estima pessoal 8.10
23
Idealização de objetivos 8.00
20
Entrosamento organizacional 7.59
19
Energia física e disposição 7.45
4
Atenção a oportunidades de negócios 7.41
13
Comunicação 7.31
24
Improvisação e soluções rápidas 7.29
36
Segurança pessoal 7.04
22
Gosto por desafios 7.02
39
Soluções de problemas 6.89
10
Capacidade para exercer liderança 6.83
15
Cumprimento de metas 6.76
37
Senso estético 6.71
16
Desembaraço frente a novas situações 6.69
35
Saber assumir riscos 6.66
11
Capacidade para motivar a equipe 6.66
34
Responsabilidade 6.45
3
Ambição pessoal 6.19
5
Competitividade 6.17
12
Desempenho quando em competição 6.16
31
Perfeccionismo e atenção a detalhes 6.00
26
Objetividade 5.99
29
Poder de decisão 5.83
7
Capacidade de encontrar falhas 5.83
21
Tolerância ao estresse 5.82
27
Organização 5.56
8
Capacidade de suportar dificuldades 5.47
28
Planejamento estratégico 5.38
9
Capacidade para exercer autoridade 5.32
33
Respeito a horário e prazos 4.98
30
Posicionamento diante das dificuldades 4.95
2
Capacidade de interagir com os outros 4.76
18
Disciplina 4.54
38
Sociabilidade 4.33
40
Trabalho em equipe 4.05
32
Pró ativo 3.81
1
Aceitação à críticas 3.00



Características mais presentes

25 - Intelectual 10.00 pontos
Predomínio afetivo. Senso Grupal. Pessoas afetivas geralmente acabam se entrosando facilmente, e por isto atraem convivências profissionais que muitas vezes vão para além dos objetivos de lucro e êxito empresarial. Geralmente entregam-se de corpo e alma ao trabalho, mas acabam por misturar papeis pessoais e profissionais, o que muitas vezes não é bem visto pelo mercado de trabalho.
17 - Dinamismo 9.19 pontos
Considera-se a capacidade de colocar a empresa como ponto fundamental em seus objetivos. Personalidade adaptativa. Considera-se que para exercer esta função, geralmente o indivíduo consiga lidar com a solidão, e com a ausência da família. A predisposição ao novo muitas vezes está presente. Em geral não são muito emotivos e lidam com os problemas de forma racional.
14 - Criatividade 8.15 pontos
Avalia-se a auto confiança ante a desafios. Gosto por desafios e aventuras empresariais, inclinando a reconquista de posições e abertura de novos nichos mercadológicos. Cargos de liderança e geralmente pessoas adequados para cargos de polivalência. A facilidade para aprender é grande e sua disposição para desafios é altamente estimulante. Ideal para cargos onde se tenha liberdade para desenvolver projetos, abrir novos mercados, e criar livremente, pensando em novos caminhos. Cargos que exijam viajar, ou aprender línguas diferentes, ou adquirir novas habilidades seria muito adequado para a presença forte desta característica.
6 - Auto confiança e estima pessoal 8.10 pontos
Considera a capacidade de auto corrigir-se e aperfeiçoar-se durante os processos. A auto crítica pode entretanto comprometer a estima pessoal. Este componente é importante nas horas de se avaliar os próprios erros e corrigí-los. Geralmente, se o índice é alto, a pessoa se cobra muito no trabalho, é perfeccionista e exigente, vivendo sempre tensa quando em atividade. Se o índice for baixo entretanto, o indivíduo poderá cometer os mesmos erros em várias funções diferentes, e tenderá a culpar os outros. Para cargos de chefia, este índice baixo é muito prejudicial ao andamento da empresa, e emperra processos.
23 - Idealização de objetivos 8.00 pontos
Avalia-se o perfil de individualidade. A capacidade de criar uma identidade própria para processos carentes de diferenciação é grande. Capacitação para dar ritmo pessoal à um departamento ou profissão. Este perfil é adequado a pessoas que desejam ter suas empresas no futuro, ou tonarem-se menos vulneráveis dentro da empresa. A individualidade é um reflexo de auto estima e por isto a confiança na própria capacidade pessoal.
20 - Entrosamento organizacional 7.59 pontos
Avalia-se a capacidade de acreditar em sua própria capacidade. O perfil geralmente possui muita auto estima e acredita estar certo na maior parte das vezes, tornando-se muito acertivo. Neste caso, o funcionário tende a ser franco e direto se possuir o item elevado. Ele acredita em si, e muitas vezes possui dificuldade para aceitar posições antagônicas.
19 - Energia física e disposição 7.45 pontos
Considera-se a capacidade de ser tolerante com os próprios erros. Sabe relaxar na hora certa, na busca de uma solução viável para situações difíceis. Se o componente é forte, o funcionário poderá ser otimista e manter o bom ânimo diante dos problemas. Cargos de atendimento a clientes, e avaliação poderão ser bem adequados neste caso. A espirituosidade é a capacidade de rir de si mesmo, reconhecer os próprios erros e corrigí-los sem sentimentos de culpa ou auto cobrança.
4 - Atenção a oportunidades de negócios 7.41 pontos
Considera-se como a capacidade de assumir de forma arrojada, posições que implicam em grandes saltos de desenvolvimento ou grandes problemas para a administração. Profissões adequadas a iniciativa privada e formação de empresa pessoal. A capacidade de correr riscos é algo que o direciona a acreditar em seus próprios ideais e buscá-los. Um cargo público seria pouco adequado para aproveitar o potencial deste componente.
13 - Comunicação 7.31 pontos
Entende-se por isto a capacidade de persistir na busca de resultados positivos. A paciência e a obstinação nas metas são comuns. Ideais para cargos de confiança e de carreira dentro de uma mesma empresa. O indivíduo geralmente suporta as dificuldades e se mantém firme e fiel aos ideais da empresa. Entretanto, este item se exagerado gera a teimosia improdutiva, que pode complicar a vida de uma empresa. Sua intenção geralmente é a de ir devagar e longe, planejando seu crescimento pessoal, de caixa à gerencia.
24 - Improvisação e soluções rápidas 7.29 pontos
Avalia-se a capacidade de persistir mesmo em situações adversas. A permanência neste caso é um poderoso mecanismo de realização e sucesso. O temperamento funde seus interesses com o da Empresa, visitando sua camisa geralmente. Quando em destaque proporciona um ganho de produção, quando sob a pressão de prazos muitas vezes fica depois do expediente. Seu senso de responsabilidade é muito nítido e a capacidade de saber esperar uma promoção é incomparável.



Características intermediárias

36 - Segurança pessoal 7.04 pontos
Avalia-se a praticidade na escolha das opções. A seletividade em sendo um traço de temperamento, pressupõe uma natural capacidade para decidir e posicionar-se de forma desapaixonada em relação à subordinados por exemplo. Sua forma de ser, poderá ajudar a ser um profissional de resultados, mas sem muito jogo de cintura.
22 - Gosto por desafios 7.02 pontos
Avalia-se a capacidade de improvisar e criar soluções inovadoras para processos. A imaginação é acentuada. A improvisação é um traço ideal para produtores de teatro e shows artísticos, músicos, e áreas de promoção. As áreas gráficas também podem incorporar bem este tipo de perfil psicológico.
39 - Soluções de problemas 6.89 pontos
Leva-se em consideração a capacidade de entender as dificuldades dos membros da equipe, auxiliando-os sempre que necessário. Se presente de forma acentuada, o indivíduo coloca-se no lugar do outro para entender suas perguntas ou queixas. Este item pode ser explorado por pessoas que compram franquias, onde são geralmente treinadas a fazer de tudo dentro da loja, desde varrer até cuidar do caixa. Ela desenvolve a habilidade de entender os problemas dos funcionários. Os cargos de chefia ganham com esta característica um importante aliado : a capacidade de ter a equipe como forte aliada.
10 - Capacidade para exercer liderança 6.83 pontos
Leva-se em consideração a cautela diante de decisões importantes. Quanto maior for a mensuração dos erros, mais demoradas tendem a ser as decisões. Esta característica é básica para profissões como reestruturação de linhas de produção, departamento de compras, e planejamento financeiro. Este estilo de trabalho seria adequado para um momento onde uma empresa cresceu muito, e não está sabendo manter este crescimento. Outra habilidade seria a de profissões que exijam atenção triplicada, onde o indivíduo não precisa conquistar e sim manter posições. Gerentes de banco, caixas podem se encaixar muito bem por exemplo.
15 - Cumprimento de metas 6.76 pontos
Avalia a confiança no próprio potencial. A desconfiança em si mesmo muitas vezes leva à auto crítica e ao aperfeiçoamento em contrapartida. A estima pessoal relaciona-se diretamente com nosso relacionamento dentro da empresa. Se não se gosta muito de si mesmo, geralmente o indivíduo torna-se aquele que reclama muito do trabalho mas não tem coragem de mudar. Ao contrário, se o índice é alto, a pessoa sente que pode alcançar maiores objetivos que aquele, e deseja estar cada vez em cargos melhores.
37 - Senso estético 6.71 pontos
Avalia-se a capacidade de agradar e tornar relações conflituosa em harmoniosas. Geralmente cria uma atmosfera muito positiva a seu redor. A simpatia pessoal é um meio através do qual se pode captar clientes. Ideal para recepcionar convidados, e gerenciar restaurantes ou estabelecimentos comerciais, este traço de caráter é algo indispensável ao comércio.
16 - Desembaraço frente a novas situações 6.69 pontos
Leva-se em consideração a habilidade de articular várias atividades simultaneamente. Tarefas de multifunção. Um item muito requisitado por selecionadores de pessoal. A multifunção é ideal para o mercado atual, onde ao invés de se ter cinco profissionais trabalhando, se tem um sistema de informática e um profissional multi capacitado. Profissões que exijam tarefas repetitivas e mecânicas não se adequam ao perfil. Cargos onde não há reciclagem e aprendizado como operadores de máquinas industriais por exemplo seriam contra producentes.
35 - Saber assumir riscos 6.66 pontos
Avalia-se que o indivíduo gosta de mensurar forças e sempre se dispõe a superar-se. A acertividade é característica adicionada. Para o crescimento pessoal neste caso tem-se que estar sobre a pressão da competição. Estabelecer uma meta para ver quem consegue desenvolver o melhor de si, pode proporcionar um crescimento empresarial. A produtividade cresce neste sentido.
11 - Capacidade para motivar a equipe 6.66 pontos
Avalia-se a capacidade de defender uma opinião quando sente que está certo. As posturas pessoais estão acima da visão de grupo. Liderança. Um temperamento que sempre procurará manter o conquistado. Geralmente avesso a inovações, é uma grande resistência a fortes mudanças de paradigmas empresariais. Por outro lado, é ideal para evitar com que a empresa invista esforços na direção errada. Sua memória para lembrar problemas ocorridos é grande. As críticas são maiores que os elogios, e isto poderá desmotivar o grupo como um todo.
34 - Responsabilidade 6.45 pontos
Trabalha em harmonia com outras pessoas, em todos os níveis da organização; elabora o que diz, e como diz; possui clareza na comunicação escrita. Faz contato com clientes quando necessário e apropriado. Reconhece a importância da confiança entre vendedor e cliente. A satisfação dos clientes é um dos fatores mais motivadores do trabalho. Se o índice for baixo, em geral o indivíduo tem muita opinião própria e não deixa de manifestá-la.
3 - Ambição pessoal 6.19 pontos
Considera o nível de envolvimento com os objetivos da Empresa/Área, expresso através da dedicação, disponibilidade, energia e interesse para o atingimento de resultados. O comprometimento é um aspecto exigido por empresas modernas com novos paradigmas de trabalho. Elas desejam que o funcionário vista a camisa, e não pense como um operário que cumpre horários, trabalhando o tempo todo pensando mais no fim de semana do que em seu trabalho. Este item, avalia se sintonizamos nosso ideal com o da empresa ou se a desejamos como um trampolim.
5 - Competitividade 6.17 pontos
Considera-se a competência para dar suporte ao trabalho de um executivo. A ambição pessoal não é grande, e geralmente a torna muito estável em uma mesma função. Ocupações adequadas : Secretariado executivo, assistência pessoal e cargos de apoio. Esta habilidade associa-se a habilidade de respeitar hierarquias e cooperar dentro de seus próprios limites.
12 - Desempenho quando em competição 6.16 pontos
Considera o nível de clareza e elaboração na comunicação escrita e verbal. Promove um intercâmbio aberto de informações, opiniões, valores e atitudes. Dá e recebe feedback. Este item relaciona-se muito a cargos de propaganda, secretariado executivo, e assistência. O telemarketing também poderá ser uma grande possibilidade se o índice for elevado. Sente-se motivado a produz mais quando lida com várias atividades simultaneamente.
31 - Perfeccionismo e atenção a detalhes 6.00 pontos
Considera o nível de envolvimento com os requisitos e/ou necessidades do cliente, de forma a direcionar as ações para o melhor atendimento de suas necessidades, através de uma relação de parceria contínua. O perfil quer agradar e preocupa-se com aquilo que o cliente irá achar de seu produto. A insegurança poderá aflorar neste caso, e a individualidade tornar-se comprometida.
26 - Objetividade 5.99 pontos
Avalia-se a capacidade de planejar para longo prazo. Avesso ao imediatismo, acredita em posições sólidas e consistentes e desconfia de progressos rápidos e verticais. Para carreiras de longo prazo. Um médico por exemplo, iria necessitar muito deste atributo pessoal. Prefere investir em algo conhecido do que aventurar-se nos mares do novo. Entende como irresponsabilidade agir de forma rápida.
29 - Poder de decisão 5.83 pontos
Avalia-se a capacidade de nunca perder as esperanças indo às últimas conseqüências se necessário. Realista, geralmente assume os erros e os encara de frente. O perfil ideal para micro e pequenos empresários, que não podem deixar de lado esta característica. A garra é um fator importante neste caso, e a perseguição dos resultados uma obsessão às vezes.
7 - Capacidade de encontrar falhas 5.83 pontos
Considera-se a capacidade de incentivar um grupo a alcançar uma meta. A pessoa que possui uma alta pontuação nesse item, possui habilidade para fazer com que a equipe torne-se confiante, e se empenhe na realização de um projeto. Consegue ser convincente e influenciar os outros com facilidade.
21 - Tolerância ao estresse 5.82 pontos
Avalia-se a importância que o indivíduo dá para a qualidade de vida no trabalho. A capacidade de suportar dificuldades é diminuída neste caso. Neste caso, o trabalho em si e o dinheiro por si só não são bons motivos para o sacrifício pessoal. O esquema de trabalho, os horários, o ambiente, a alimentação e os horários tem de ser agradáveis e bem estruturados para que passe longos anos em uma mesma atividade. Atividades profissionais onde o stress e o auto controle tem de estar presentes por exemplo, na hora de ter que renunciar a almoços e férias em função da profissão ficarão comprometidas.
27 - Organização 5.56 pontos
Entende-se que o indivíduo se preocupa com as aparências das coisas. A boa apresentação lhe é importante, sendo adequado para controle de qualidade, e manutenção da boa aparência. As áreas de arquitetura e decoração poderão ser muito convenientes neste caso. Profissões ligadas à moda e ao feminino são uma segunda opção.
8 - Capacidade de suportar dificuldades 5.47 pontos
Leva-se em consideração a habilidade de lidar com os erros dos outros em um processo de trabalho. A tolerância e o protecionismo se associam. Ele é muito produtivo se utilizado para trabalhos em grupo, onde o auxílio mútuo é necessário. Ótimo para cargos de liderança em momentos de implantação de equipes profissionais. Geralmente é didático e poderá aplicar sua habilidade de transmitir e disseminar o conhecimento entre os membros da equipe. O protecionismo exagerado e o excesso de compreensão, por exemplo, poderão levar ao imperramento do processo profissional. Se o índice é alto neste caso, o indivíduo é muito conciliador e tende a se relacionar bem com os membros da equipe, mas pode confundir papéis pessoais e profissionais.


Características menos presentes

28 - Planejamento estratégico 5.38 pontos
Possui a capacidade de estabelecer um relacionamento de confiança com o cliente que permita a venda dos produtos mais apropriados, mesmo em situações difíceis. Tem grande habilidade de convencimento, de vencer objeções e é bastante assertivo (positivo). Ideal para cargos de representação e contato direto com clientes fornecedores. Um perfil direto, muito convincente, e geralmente carismático.
9 - Capacidade para exercer autoridade 5.32 pontos
Avalia-se o talento para conservar o capital e os bens da empresa. Perfil conservador e moderado em se tratando de negócios. O componente descrito adequa-se a ocupações de administração financeira de recursos conquistados pela empresa. Em geral estas pessoas são muito boas para economizar e prever gastos e despesas, e não raro possuem um senso aguçado de balanço entre custo e benefício, receita e despesa. Porém, não se arriscam, e podem emperrar o processo de desenvolvimento empresarial.
33 - Respeito a horário e prazos 4.98 pontos
Considera-se como a capacidade de cumprir a acordos previamente tratados. A regularidade e a constância como filosofia lhe são naturais. Um componente cumpridor de promessas feitas onde se espera comportamentos muito bem definidos e previsíveis. Geralmente utiliza padronagens próprias e torna-se muito fácil de ser conhecido e assimilado, já que geralmente comporta-se de forma muito parecida e possui muita regularidade em seu modo de viver.
30 - Posicionamento diante das dificuldades 4.95 pontos
Considera-se a competência para convencer e dirimir dúvidas quando estas surgem. Exerce liderança natural e acaba por conduzir projetos na direção que deseja. Ideal para serviços de assistência e suporte. Este componente apresenta-se de maneira abundante em profissionais dedicados a esclarecer dúvidas de usuários de sistemas, e atendimento a pessoas.
2 - Capacidade de interagir com os outros 4.76 pontos
Considera o controle e a flexibilidade para adaptar-se a cenários com mudanças ou complexos. A capacidade adaptativa é hoje uma importante característica em um funcionário. O mundo está mudando muito rápido, e por isto estar disponível para as mudanças pode auxiliar muito a empresa.
18 - Disciplina 4.54 pontos
Considera-se a capacitação para proteger e considerar erros dentro de um limite tolerável. Possui capacidade para manter uma equipe com autoridade mas sem o peso do mando. Um item que poderá complicar a vida profissional se aparecer de forma acentuada. Geralmente é zeloso com suas conquistas, mas confunde desempenho com proteção. A contratação de funcionários ligados a família e a amizade e não ao desempenho podem acontecer se não se aperceber que é protetor. Tende, de forma equívoca, a transformar a empresa em uma grande família.
38 - Sociabilidade 4.33 pontos
Avalia-se a capacidade de introjeção e visão mais profunda das situações. Não aceitar nada num primeiro momento e só se posicionar após uma profunda reflexão são bem típicos neste caso. O pensador e o escritor seriam muito adequados neste caso. A Filosofia uma matéria a se considerar. O escritor reflexivo, um pesquisador ou um colunista político ou social poderiam ser outras opções.
40 - Trabalho em equipe 4.05 pontos
Considera o nível de disponibilidade para compartilhar junto à equipe conhecimentos, habilidades e o comprometimento em busca do melhor resultado para o grupo. Um disseminador de idéias. Profissionalmente poderia trabalhar como professor, ou treinner de empresas ou sistemas de informática por exemplo. Adora trocar idéias e é muito aberto à aprender também.
32 - Pró ativo 3.81 pontos
Leva-se em conta na análise, o manejo do mundo dos resultados acima de qualquer outro. Considera-se a capacidade de obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Este perfil é ideal para atividades que exijam uma afinação e melhoras constantes. As empresas em geral exigem esta habilidade já que diante de um mercado competitivo e globalizado, a competição é grande, e sempre se tem de produzir melhor com menor custo. Atividades como diretores de vendas, e cobradores de resultados (chefes de sessão por exemplo) seriam adequados.
1 - Aceitação à críticas 3.00 pontos
Entende-se que a busca da qualidade é uma meta a ser constantemente buscada, e quando atingida preservada. Perfeccionismo. A habilidade de controlar processos vem geralmente associada. As profissões onde o método está muito presente com regulamentos e procedimentos delineados acabam tornando-se muito comuns. O profissional entretanto deverá aprender a lidar com a crítica de que é muito exigente ou chato.

0 comentários:

Love is...
© Amar é saber que morrerá só! - Template by SaTaNnY - Font by Blog SaTaNnY